Patrimonial
No dicionário, patrimônio refere-se a “quaisquer bens materiais ou morais, pertencentes a uma pessoa, instituição ou coletividade”. Trata-se, portanto, em essência, de algo que precisa ser preservado com cautela e zelo. Nesse âmbito, o seguro patrimonial, voltado a atender organizações empresariais, desponta como um recurso imprescindível à gestão consciente e efetiva.
Afinal, somente ao minimizar os riscos de um eventual prejuízo imprevisto, assegurando ressarcimentos em caso de perdas, é possível se resguardar de surpresas desagradáveis ao desenvolvimento do negócio — as quais podem, dependendo da gravidade, representar inclusive o fracasso da operação.
Na prática, o seguro patrimonial tem a missão de proteger as posses de uma pessoa jurídica. Para viabilizá-lo, é preciso empreender uma análise dos bens segurados e, então, definir as especificidades da cobertura. Logo após, a empresa parceira calcula o valor a ser pago, anualmente, pela segurança dos itens relacionados na apólice de acordo com as coberturas contratadas.
Quais são as coberturas disponíveis?
A adesão ao seguro patrimonial visa resguardar os bens corporativos dos danos mais recorrentes — que são passíveis de acometer qualquer empresa, independentemente do ramo ou do segmento em que atua.
À medida que se tornam cada vez mais indispensáveis à segurança do negócio, é importante ressaltar que as coberturas são flexíveis e podem ser personalizadas de acordo com as demandas e as necessidades da corporação. Entre as opções com mais destaque e adesão, as principais são:
Incêndio e/ou explosões
Em ocorrências de incêndio, é muito comum que os prejuízos sejam grandes: para além de mercadorias, móveis e afins, é possível que a estrutura do imóvel também seja comprometida, demandando reconstruções onerosas. A cobertura de um seguro patrimonial é fundamental para prover assistência completa em casos de incêndio ou explosão.
Raios
O Brasil é o país que mais registra a incidência de raios: segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), são mais de 100 milhões por ano. Nesse panorama, é fundamental que a empresa conte com a assistência do seguro patrimonial em casos de danos elétricos — muito comuns na descarga positiva de um raio. A ocorrência também pode iniciar panes, explosões e incêndios.
Desastres naturais
Esse tipo de cobertura pode contemplar ressarcimentos em casos de vendavais, ciclones e chuvas de granizo, por exemplo. Mesmo que não haja um extenso histórico de ocorrências, é importante considerar a modalidade de proteção. Afinal, dependendo da intensidade dos fenômenos, a chance de haver danos significativos à estrutura do imóvel é grande.
Roubo ou furto
De acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil ostentava, em 2013, o 3º maior índice de roubos da América Latina. Diante desse fato, outros argumentos em favor de um seguro contra roubo ou furto parecem dispensáveis, certo? A cobertura assegura o ressarcimento em casos de subtração e figura como fundamental à operação empresarial.
Quais são os principais benefícios do seguro patrimonial para a empresa?
Os benefícios da adesão de um seguro patrimonial, portanto, vão além da proteção dos bens corporativos, de forma a minimizar os riscos financeiros (em função de imprevistos relacionados aos aspectos já mencionados), se estendo também para a proteção contra prejuízos estruturais, conferindo dessa forma, através da tranquilidade de seus gestores, uma administração mais coerente e efetiva do negócio.
Diante de tudo isso, não é exagerado afirmar que a contratação de um seguro patrimonial completo confere muito mais segurança ao gestor, permitindo ações de estratégia em prol do crescimento sustentável da organização.
Gostaria de mais informações? Preencha o formulário abaixo, nós entraremos em contato.